Submissão
Diretrizes para Autores
A revista é publicada em quatro edições anuais spela Faculdade de Engenharia Agronômica – FEA/UFPA e destina-se à publicação de trabalhos científicos nas áreas de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal, por membros da comunidade científica nacional e internacional.
A revista aceitará apenas manuscritos escritos em língua inglesa.
Os manuscritos não deverão ter sido submetidos e/ou publicados simultaneamente, no todo ou em parte, em outra revista ou periódico científico.
Todos os conceitos, informações, dados e imagens individuais apresentados no artigo são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
PREPARAÇÃO DE ARTIGOS
O artigo deverá ser digitado em Microsoft Word para Windows (versão 2010, 2013, 2016 ou Office 365), em tamanho A4 (21 x 29,7 cm), espaçamento entre linhas de 1,5, fonte: Times New Roman, tamanho 12, com margem de 2,5 cm, e 2,5 cm para cabeçalho e rodapé. Todas as páginas, assim como as linhas, devem ser numeradas.
Cada manuscrito não deve exceder 20 páginas. Os autores devem ser claros e concisos, evitando redundâncias e citações desnecessárias.
Junto com o artigo deverá ser enviada uma CARTA DE APRESENTAÇÃO ao Editor Chefe da Amazonian Journal of Plant Research solicitando a publicação do artigo. Todos os autores devem assinar esta carta com a concordância de todos os autores e uma declaração de que estão cientes de que, após a aceitação do artigo para publicação, os editores adquirem direitos amplos e exclusivos sobre o artigo para todos os idiomas e países.
Ao submeter o artigo, a carta de apresentação deverá ser anexada no campo “Documentos Adicionais”.
- Qualquer inclusão, exclusão ou alteração na ordem dos autores deverá ser feita por carta assinada por todos os autores (inclusive o autor excluído).
TIPOS DE ARTIGOS
Em termos de conteúdo, os manuscritos podem ser apresentados na forma de:
- Artigo Científico:
Artigo relatando estudo original, relacionado a resultados de pesquisa, submetido ao Comitê Editorial. O formato deverá seguir as normas da revista para Preparação de Artigos.
- Notas técnicas:
Artigo contendo informações técnicas, geralmente não baseadas em pesquisas. Poderá apresentar instruções sobre a utilização de técnicas para determinado fim e estudos de caso. O formato deve ser semelhante à estrutura utilizada para artigos científicos, contendo Título, Resumo e Palavras- chave em inglês e Referências.
Revisões bibliográficas:
O formato é gratuito, mas deve ser semelhante à estrutura utilizada para artigos científicos, contendo Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e Referências.
O artigo de revisão deverá ter no máximo 20 páginas e no mínimo 30 referências, sendo desejável que 70% correspondam a publicações nos últimos 5 anos.
PREPARAÇÃO DO ARTIGO
- - Os artigos devem começar com o título do manuscrito. Nome completo e endereço postal da instituição dos autores e ORCID, deverão ser inseridos como metadados no programa de processamento de texto. Certificamos que os revisores receberão artigos sem cabeçalho para avaliação duplo-cega .
- - Estrutura
- A estrutura dos artigos científicos é composta por Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e português. Deve conter: Introdução; Material e métodos; Resultados e Discussão (podem ser separados); Conclusões; Agradecimentos, contribuição do autor, referências.
Notas:
- Título: deve ser conciso e apresentar a ideia geral do artigo. Recomendamos não utilizar nomenclatura científica no título. Exceções são feitas para espécies que não possuem um nome comum estabelecido.
- Recomendamos que os autores confirmem o nome científico da espécie em tropicos.org
- Autores: os nomes dos autores deverão ser apresentados após o título, de forma contínua e centralizada. Devem ser escritos por extenso, apenas com as iniciais em maiúscula. Após cada nome, use um número para sinalizar seu endereço em uma nota de rodapé. O manuscrito deverá ter no máximo 6 (seis) autores.
Na nota de rodapé, os autores devem ser identificados por números, indicando: Instituição//Departamento//Cidade-Estado//País.
Após o nome do autor correspondente, deverá ser escrito “Autor correspondente”, juntamente com seu endereço de e-mail. A identificação será “*”.
- Resumo: Deve apresentar, em um único parágrafo, entre 200 e 250 palavras, as seguintes partes: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Nota: a) O Resumo NÃO deve começar com o objetivo. b) Evite descrever o desenho estatístico.
- Palavras-chave: 4 a 5, não devem repetir palavras do título do manuscrito. Sugerimos que a primeira palavra seja o nome científico da espécie estudada. Separe com vírgulas.
- Nota de Rodapé: Não indicar a origem do estudo, caso faça parte de tese, dissertação, etc. A fonte de financiamento deverá ser apresentada nos Agradecimentos.
- Introdução: apresentar as informações que nortearam o manuscrito, sempre utilizando referências atuais. Ao final indique o objetivo do trabalho.
As citações das referências deverão ser feitas em letras minúsculas, apenas com a inicial maiúscula. Introdução com texto de no máximo uma página e meia.
- Materiais e Métodos: evitar colocar local (cidade, universidade, instituto de pesquisa, etc.) onde o estudo foi realizado. Essas informações só devem ser apresentadas quando forem fundamentais para a discussão dos resultados
- Resultados e Discussão: poderão ser apresentados em conjunto ou separadamente.
- Conclusão(ões): podem aparecer em texto ou marcadores. Neste caso, use hífens.
Agradecimentos: mencionar a fonte de financiamento do manuscrito, ou agradecimentos particulares, se for o caso.
- Contribuição do autor: citar o autor pelas iniciais. Observação: Este item também deve estar disposto na Carta de Apresentação.
- Referências: ver item g. As referências devem ser atuais, portanto pelo menos 60% das referências devem corresponder a artigos publicados nos últimos 5 anos em revistas indexadas.
1 - Figuras e Tabelas
- As Figuras e Tabelas devem ser utilizadas apenas para ilustrar pontos específicos ou para registrar dados, e devem ser numeradas consecutivamente, mas separadamente. A localização das Tabelas e Figuras no texto deverá ser indicada entre parênteses, por exemplo (Tabela X).
- As Figuras e Tabelas devem ser inseridas na posição em que devem aparecer no texto. Para figuras são considerados gráficos, desenhos, mapas, fotografias e fotomicrografias.
- As fotos deverão ser salvas no formato “JPEG” com resolução mínima de 300 dpi , e enviadas em arquivos separados.
- Os gráficos deverão ser salvos e enviados em arquivos separados, salvos com extensão "JPEG".
- As tabelas devem ter título conciso e explicativo. Evite usar localização e data.
- As tabelas deverão ser elaboradas em “WORD” e inseridas no texto na posição em que deverão aparecer.
- Não serão aceitos formatos e arquivos diferentes.
- As figuras deverão ser elaboradas em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem negrito; sem caixa de texto e agrupados .
- Indicar, ao longo do texto, a posição em que deverão ser inseridas as Tabelas e Figuras.
- Recomendamos não fornecer Tabelas de resultados de análises estatísticas. Fórmulas e símbolos químicos e matemáticos
- As fórmulas químicas devem ser escritas em uma única linha e seguir a nomenclatura adotada pela
Chemical Society (J. Chem. Soc. 1939, p.1067).
- As Fórmulas e Símbolos Químicos deverão ser feitos em processador que permita formatação para o programa Win'designer (ex.: MathType, Equation), sem qualquer perda de suas formas originais.
- Sugere-se que sejam salvos em extensão “JPEG” com resolução mínima de 300 dpi e enviados em arquivos separados.
- - Nomes comerciais
Não utilizar nomes comerciais dos produtos, mas sim seu nome técnico e/ou princípio ativo.
- - Notas de rodapé:
Evite notas de rodapé tanto quanto possível. Caso seja necessário o uso, deverão ser numerados. 3 – Referências
Diretrizes Gerais
O artigo deverá ter entre 20 e 35 referências e 60% das referências deverão ser artigos publicados nos últimos 5 anos em periódicos indexados.
- As referências no texto deverão ser apresentadas da seguinte forma: Vieira e Lima (2022) ou (Vieira e Lima, 2022). Quando houver três (3) ou mais autores, a referência deverá ser abreviada (Ribeiro et al., 2023) ou Ribeiro et al. (2023).
- Caso haja mais de uma citação no mesmo texto, os autores deverão ser apresentados em ordem cronológica crescente, ex.: Pereira (2014), Araújo (2016) e Barbosa (2018); ou: (Pereira, 2014;
Araújo, 2016; Barbosa, 2018).
- A lista de Referências, ao final do texto, deverá ser apresentada em ordem alfabética por autores. Quando houver mais de um artigo do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano, indicar 2017a, 2017b, etc. A ordem dos itens em cada referência deve ser baseada nas normas da Organização Nacional de Normalização NBR6023/2002 da ABNT . A veracidade das referências contidas na lista e a correta citação no texto são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.
- Quando disponível, incluir o número DOI.
- Não serão aceitas citações de teses e dissertações, resumos, séries, boletins técnicos, circulares ou documentos mimeografados.
- Deverão ser apresentados todos os autores do documento científico (fonte).
- O nome do periódico deverá ser descrito por extenso; não deve ser abreviado.
- Não utilizar citações de outros autores (ex. “citado por…”). Apresente sempre a referência original.
Como preparar as Referências:
- Livros
AUTOR.//Título: subtítulo.//Edição. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. Página total.
PAIVA, DOP; ALMEIDA, EFA Produção de Flores de Corte . vol.1. Lavras: Editora UFLA, 2013. 678p.
- Capítulo de livro
AUTOR DO CAPÍTULO.// Título do capítulo. In: AUTOR OU EDITOR./ /Título do livro. Cidade de publicação: Editora, ano. Primeira e última página.
OLIVEIRA, ARO; HEYNEMANN, CB; NIEMEYER, ML A construção da paisagem do jardim Botânico do Rio de Janeiro no século XIX. In: CARNEIRO, ARS; BERTRUY, RP Jardins Históricos Brasileiros e Mexicanos . Recife: Editora Universitária – UFRPE, 2009. p.101-139.
Mesmo autor
Em: . Ecologia. Nova York: John Wiley & Sons, 1986. p.210-240.
- Diários
AUTOR.//Título do artigo.//Título do periódico, volume, número, primeira e última página, ano. DOI, quando disponível.
BARBOSA, JG; KAMPF, AN; MARTINEZ, HEP; KOLLER, OC; BOHNEM, H. Cultivo de
Chrynthemum em argila expandida- I: Efeito da relação nitrogênio-potássio na solução nutritiva.
Revista de Nutrição Vegetal , v.23, n.9, p.1327-1337, 2000.
LANDGRAF, República Popular da China; PAIVA, DOP Produção de flores cortadas no estado de Minas Gerais. Ciência e Agrotecnologia , v.33, n.1 p.120-126, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000100017
- Dissertação e tese:
Não utilize citações de dissertações ou teses. Também é entendido para estudo de conclusão de graduação.
- Manuscritos de conferências ou outros eventos:
Não utilize citações de artigos e resumos publicados em anais de congressos e outros eventos.
- Documentos eletrônicos:
Os manuscritos consultados on-line são referenciados de acordo com as normas específicas para cada tipo de documento, acrescentando-se entre colchetes (<>) informações sobre o endereço do site, precedido da expressão “Disponível em:” e a data em que o documento foi acessado, precedido da expressão “Acessado:” Nota: “Não recomendamos referenciar online material eletrônico de curto prazo” (ABNT, NBR6023/2000, p. 4). Seguindo os padrões internacionais, o endereço do site só pode ser dividido, no final da linha, após a barra (/). *não serão aceitos acessos feitos ao longo de um ano (verifique se o link ainda está ativo).
RUSS, K. 2007. Íris. Informações sobre casa e centro de jardinagem. Disponível em:
<http://www.clemson.edu/extension/hgic/plants/landscape/flowers/hgic1167.html> Acessado em 23 de julho de 2018.
- Artigo de jornal
AUTOR. Título do artigo. Título do periódico . Local, dia, mês, ano. Número ou título da edição, primeira e última página.
SOUZA, H.M. de. A lofântera da Amazônia. O Estado de São Paulo. São Paulo, 5 nov. 1987. Suplemento Agrícola, p.6.
- Comunicação pessoal
Inclui informações obtidas em conferências, notas de palestras, etc. Devem ser indicadas em nota de rodapé, separadas do corpo do texto por uma linha contínua de aproximadamente 5 cm, começando na margem esquerda.
Exemplo: DEMATTÊ* DEMATTÊ* afirmou…
.
*DEMATTÊ, MESP (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP - Campus de Jaboticabal). Comunicação pessoal, 1992.
- Entidades independentes
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Rio de Janeiro. Estatísticas nos municípios do ABC. 3.ed. Brasília: MEP, 1963.
- Entidades coletivas
Órgãos governamentais diretos (ministérios, secretarias e outros) - devem ser informados pelo nome geográfico que indique aquela esfera de influência (país, estado ou município).
BRASIL. Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente.
CAMPINAS. Câmara Municipal.
Sobre os dados experimentais
Artigos que abordem pesquisa com experimento somente serão aceitos para publicação se atenderem a pelo menos um dos seguintes critérios: a) experimento com no mínimo 20 parcelas; b) planejamento experimental com número de graus de liberdade do resíduo igual ou superior a 10.
Outra exigência é que o número de repetições dos tratamentos seja de no mínimo três. Associado aos dois critérios acima.
Para dados quantitativos, o modelo usual a ser utilizado deverá ser a análise de regressão.
Não serão aceitos para publicação artigos científicos que descrevam resultados de pesquisas obtidas há mais de cinco anos, com exceção daqueles que envolvam análise temporal, com comparações de vários anos.
UNIDADES
- É preferível adotar o SI (Sistema ///) para indicar as unidades.
- Utilize espaço entre o número e as unidades base: metro, segundo, ampere, volt (ex. 6 m, 10 s) e também entre as não próprias: minuto, litro (ex. 8 min, 9 L).
- Forma correta para temperatura: °C, separada da quantidade (70 °C).
- Forma correta para %: após cada número, sem espaço (ex. 50% e 60%).
- Não comece uma frase com números.
- Os números abaixo de dez deverão ser escritos por extenso. Exceções: unidades de medida, idade, hora, datas, números de páginas, porcentagens, valores e proporções.
- Escreva em forma numérica sempre que dois ou mais estiverem no mesmo período. Nunca misture número com numerais (por extenso).
- Números com mais de cinco ou seis zeros no final, use números consecutivos de palavras (por exemplo, 3 milhões, em vez de 3.000.000).
ENVIO E PROCEDIMENTO PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
- Os artigos só poderão ser submetidos eletronicamente (https://. )
- Se você não estiver cadastrado, clique em Cadastrar-se na página inicial.
- Clique em Submissão de Artigo , faça login e preencha o formulário de submissão.
- O autor correspondente receberá um aviso com a data de recebimento do original.
- O artigo submetido para publicação será enviado a revisores “ad hoc” para sua revisão, sem identificação do autor (“blind review”)
- Após revisões feitas pelos Revisores ad hoc e pelo Comitê Editorial, o manuscrito será devolvido ao autor para correções, até que seja aprovado, também sem a identificação “ad hoc”.
- O fluxo de revisão está descrito em PROCESSO DE REVISÃO POR PEER.
- Caso as correções não sejam devolvidas dentro do prazo, o processo editorial do artigo poderá ser automaticamente cancelado. O incumprimento injustificado dos pedidos dos consultores conduz também ao cancelamento automático do artigo.
- Após aprovação das correções, o artigo é revisado para Nomenclatura Científica, Inglês, Referências e posteriormente enviado para edição e publicação.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os artigos submetidos para publicação deverão ser encaminhados à Comissão Editorial através do site: http://......................... , editado em inglês , e deverão utilizar apenas nomenclatura oficial e abreviaturas estabelecidas.
CARTA DE APRESENTAÇÃO
A submissão de artigos deverá ser acompanhada de uma carta de apresentação com a concordância dos autores e assinada por todos os autores, declarando que estão cientes de que os editores adquirem direitos amplos e exclusivos sobre o artigo para todos os idiomas e países. O número ORCID de cada autor deve ser incluído.
Com efeito, juntamente com a carta de apresentação endereçada ao Editor-Chefe, deverá ser informado/anexado:
Declaração de Originalidade : a carta de apresentação deve deixar claro que o artigo é original e não foi submetido para publicação em outro lugar, no todo ou em parte, impresso ou eletronicamente.
Conflito de interesses: incluir o texto (ou similar) “Os autores declaram não existir conflito de interesses”.
Contribuição de cada autor : utilizando as iniciais de cada autor, indicar a contribuição de cada um no artigo e o número ORCID https://orcid.org/ de cada autor.
Financiamento: informar a(s) fonte(s) de financiamento e apoio para a realização da pesquisa. Esta informação deverá estar explícita também no item Agradecimentos. Esclareça que as fontes de financiamento não estiveram envolvidas na concepção do estudo, na coleta, análise ou interpretação dos dados, na redação do relatório ou na decisão de submeter o artigo para publicação.
É importante indicar o autor correspondente, com seu e-mail atualizado. A comunicação da revista é
feita através deste e-mail, que é responsável por transmitir as informações aos demais autores.
ÉTICA
Para manuscritos envolvendo experimentos em animais e/ou humanos, deverão ser apresentados certificados que foram realizados de acordo com as diretrizes éticas oficialmente estabelecidas no local de sua realização. Essas evidências deverão ser indicadas no item Materiais e Métodos, informando o número do processo aprovado no comitê de ética responsável e também enviados documentos complementares na submissão do artigo.
POLÍTICA DE PÁGIO
A revista Amazonian Journal of Plant Research utiliza o sistema gratuito de detecção de plágio do CopySpider (disponível para cadastro e download em https://copyspider.com.br/main/pt/download), com percentual máximo de similaridade de 3% (excluindo referências). Recomendamos aos autores uma avaliação prévia antes do processo de submissão. Neste caso, percentuais maiores (até 10%) são permitidos somente quando o manuscrito for extraído de teses ou dissertações de um dos autores. Uma vez detectada a semelhança (incluindo autoplágio), o manuscrito será devolvido aos autores com o relatório de análise, sendo posteriormente rejeitado e arquivado.
TAXA DE PUBLICAÇÃO
A revista Amazonian Journal of Plant Research não cobra nenhuma taxa de submissão e publicação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Os demais casos serão resolvidos pelo Comitê Editorial.
- Dúvidas e comentários deverão ser enviados ao Editor-Chefe Dr. Marcos Ribeiro da Silva Vieira
E-mail: mrv@ufpa.br
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
- Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
- Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
- Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
- Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
Declaração de Direito Autoral
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela Revista Amazonian Journal of Plant Research; refere-se à concessão ao direito de primeira publicação, além de outras especificações.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.